Imagina só: você está imerso no universo épico de Baldur’s Gate 3, pronto para tomar uma decisão que pode mudar o destino de Faerûn. Mas, e se aquela opção de diálogo crucial estivesse em inglês, e você não captasse todas as nuances da consequência? É aqui que o Nerd Bilíngue entra para te dar uma mão! Uma jogatina imersiva vai muito além de gráficos incríveis e combates estratégicos. Entender cada escolha, cada ameaça ou promessa, te permite desfrutar da história de verdade. E adivinha? Muito do que acontece em Baldur’s Gate 3 é explicado através de um conceito fundamental do inglês: as Conditional Sentences, ou frases condicionais. Preparado para subir de nível no seu inglês enquanto explora este RPG incrível?
O Que São Condicionais e Por Que BG3 É Perfeito Para Eles?
No coração de qualquer grande RPG como Baldur’s Gate 3, estão as escolhas e suas consequências. Cada decisão que você toma – seja dialogar com um goblin, ajudar um refugiado ou trair um companheiro – desencadeia uma reação. É exatamente isso que as Conditional Sentences expressam: uma condição e seu resultado. Elas são a espinha dorsal de muitas conversas e dilemas no jogo. Pense nas if-clauses como as regras ocultas de Faerûn, ditando o que aconteceria se você fizesse algo.
Para nós, jogadores e amantes de histórias, entender essas estruturas é como ganhar um “Perception Check” extra na vida real. De repente, aqueles diálogos que antes pareciam complexos ficam cristalinos. Você não apenas joga; você compreende as ramificações de suas ações no idioma original, mergulhando ainda mais fundo na rica narrativa de Baldur’s Gate 3 e aprimorando seu inglês de uma forma super divertida e prática.
Primeira Condicional: Ações e Reações Imediatas em Faerûn

A Primeira Condicional é a mais direta e se refere a situações reais ou muito prováveis no futuro. Ela segue a estrutura: If + Simple Present, will + Base Verb. É o tipo de frase que os NPCs usam para te avisar sobre perigos iminentes ou prometer recompensas. Por exemplo, quando um guerreiro te diz: “If you attack the goblins, they will call for reinforcements!” Ele está te alertando sobre uma consequência quase certa.
No jogo, você verá isso o tempo todo. Pense nos seus diálogos de escolha. “If I accept this quest, I will get a reward.” Ou, no combate: “If I cast Fireball here, I will hit my companions.” Entender essa estrutura te ajuda a prever resultados e a planejar suas ações de forma mais eficaz, tanto no jogo quanto na vida real. É a condicional do “se você fizer X, Y acontecerá”.
Segunda Condicional: Explorando Realidades Alternativas (e Divertidas!)
A Segunda Condicional nos leva ao reino da imaginação, das situações hipotéticas ou improváveis no presente ou futuro. A estrutura é: If + Simple Past, would + Base Verb. É perfeita para sonhar acordado ou para lamentar escolhas não feitas. Sabe quando você pensa: “E se eu fosse um Mind Flayer?” Ah, as possibilidades! Um exemplo em Baldur’s Gate 3 poderia ser: “If I were a Mind Flayer, I would eat brains for breakfast!” (Note que para “to be” no passado, em condicionais, é comum usar “were” para todas as pessoas, mesmo “I”, “he”, “she”, “it”).
Essa condicional é excelente para discussões com seus amigos sobre “e se…” no jogo. “If Astarion were a good guy, he wouldn’t try to bite me!” Ou, em uma situação de combate complicada: “If I had more spell slots, I would cast Chain Lightning.” Ela nos permite explorar um universo de possibilidades que, embora não reais, nos ajudam a compreender a lógica e a fantasia por trás das escolhas em Baldur’s Gate 3.
Terceira Condicional: Arrependimentos e “E Se…” Passados em Faerûn

A Terceira Condicional é para os nostálgicos e arrependidos – ou para quem só quer entender como as coisas poderiam ter sido. Ela fala sobre situações hipotéticas no passado, que não aconteceram, e suas consequências passadas. A estrutura é: If + Past Perfect, would have + Past Participle. É a condicional do “Se eu tivesse feito X, Y teria acontecido”. Por exemplo, quando você pensa sobre uma decisão que deu errado em Baldur’s Gate 3: “If I had known about the parasite, I wouldn’t have touched it!”
Essa é a condicional dos “Oh, droga, por que eu fiz aquilo?”. Em discussões pós-jogo, você e seus amigos podem usá-la para refletir sobre o caminho que tomaram: “If we had saved Lae’zel earlier, she wouldn’t have been captured by the Githyanki.” É uma ferramenta poderosa para analisar eventos passados e suas ramificações, tanto no mundo de Faerûn quanto em qualquer história que você adore.
Mixed Conditionals: Consequências Atuais de Ações Passadas
As Mixed Conditionals são um pouco mais avançadas, mas extremamente úteis para expressar como uma condição passada afeta o presente ou como uma condição presente afeta o passado. Basicamente, você mistura elementos da Segunda e Terceira Condicionais. A forma mais comum é usar um passado perfeito na cláusula “if” (Terceira Condicional) e “would + base verb” na cláusula principal (Segunda Condicional), para falar de uma ação passada com uma consequência presente. Exemplo: “If I hadn’t chosen the Dark Urge origin, I wouldn’t be constantly fighting my murderous urges now.”
Outro exemplo, pensando nas muitas escolhas de BG3: “If you had been more diplomatic with the goblins, you wouldn’t have their entire camp trying to kill you right now.” É a condicional perfeita para quando você fez algo no passado e está sentindo as consequências AGORA. Entender as mixed conditionals te dá uma profundidade incrível para narrar e compreender a complexidade das histórias de RPG, onde cada ação tem um peso duradouro.
Seu Quiz de Inglês Baldur’s Gate 3: Hora da Escolha!
Agora que você já pegou a manha das condicionais, que tal testar suas habilidades com um mini-quiz de Baldur’s Gate 3? Complete as frases usando a condicional correta. Sem trapacear, hein! (Ou talvez um save-scumming de leve?).
- 1. If I (help) Gale with his arcane hunger, he (be) more powerful later.
- 2. If you (not provoke) Ketheric Thorm, he (not attack) you immediately in Act 2.
- 3. If Shadowheart (not share) her secret, I (never know) about her true past.
- 4. If I (have) enough gold, I (buy) all the rare items from the merchant.
- 5. If Tav (choose) to become a Mind Flayer, the ending (be) completely different.
(Respostas no final da Conclusão!)
Dicas para Dominar Condicionais Enquanto Explora Faerûn
Para realmente internalizar as condicionais, a melhor estratégia é a imersão e a prática constante. Enquanto joga Baldur’s Gate 3, preste atenção aos diálogos e às descrições. Você vai notar como as condicionais estão por toda parte, ditando as escolhas e resultados. Aqui vão algumas dicas:
- Leia as opções de diálogo com atenção: Muitas vezes, as condicionais estão ali, te mostrando as ramificações das suas falas. “What would happen if I said this?”
- Identifique os gatilhos: Palavras como “if”, “when”, “unless” são ótimos indicadores de que uma condicional está chegando.
- Crie suas próprias frases: Ao tomar uma decisão no jogo, formule na sua cabeça: “If I do X, Y will happen.” Ou, “If I had chosen Z, W would have happened.”
- Assista gameplays em inglês: Ouça como os streamers descrevem suas decisões e as consequências usando condicionais. É um aprendizado super natural e divertido.
Lembre-se, cada sessão de Baldur’s Gate 3 é uma oportunidade de praticar e aprimorar seu inglês. Não tenha medo de errar; até em Faerûn, as melhores lições vêm dos fracassos!
Ufa! Que jornada épica, não é? Percorremos as terras de Faerûn, enfrentamos goblins e Mind Flayers, e o mais importante: desvendamos o mistério das Conditional Sentences usando Baldur’s Gate 3 como nosso guia. Agora você não apenas entende a lore e as mecânicas do jogo, mas também tem uma ferramenta poderosa para compreender o inglês do mundo real – e dos seus universos favoritos. Continue praticando, e seu inglês vai evoluir tão rápido quanto um personagem com XP dobrado!
Respostas do Quiz:
- If I help Gale with his arcane hunger, he will be more powerful later.
- If you hadn’t provoked Ketheric Thorm, he wouldn’t have attacked you immediately in Act 2.
- If Shadowheart hadn’t shared her secret, I would never have known about her true past.
- If I had enough gold, I would buy all the rare items from the merchant.
- If Tav had chosen to become a Mind Flayer, the ending would have been completely different.
E agora, é a sua vez! Qual decisão de Baldur’s Gate 3 você gostaria de ter tomado diferente? Compartilhe nos comentários usando as condicionais!

